segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

2010 E APRIMEIRA TURMA DO ENSINO MÉDIO DO CEAB

 

Pode parecer corriqueiro para muitos, ou sem significado aparente para outros, mas, a primeira turma do ensino médio do Colégio Estadual Abdias Bezerra, terá um significado muito maior do que eles próprios imaginam. O ano de 2010 será o primeiro de uma série de formaturas de ensino médio dessa instituição que há mais de cinqüenta anos forma cidadãos em Ribeirópolis.
Mas, por que essa turma torna-se especial? Porque afirmo tal coisa? Sem dúvida essa turma culmina sua participação no ensino básico de Ribeirópolis num ano atípico, em que algumas mudanças estão sendo feitas e nós educadores estamos nos adaptando às novas regras constitucionais que cedo ou tarde chegariam a nossa cidade. Desde o lançamento do PDE no auditório da UFS em Itabaiana em 2007, que já se prenunciava que algo novo estava para surgir no horizonte ribeiropolitano, a chegada do ensino médio no CEAB, coincidiu com uma luta histórica de alguns abnegados professores de retirar o ensino médio da rede municipal, por razões que já debatemos; aquele abaixo assinado dos alunos da oitava série se transformou num documento histórico, com um significado que poucos perceberam naquele momento.
Portanto, esse ano sem dúvida será um ano de muito simbolismo para a educação da nossa cidade, e um dos símbolos será a turma do terceiro ano do CEAB; não sei se aquele abaixo assinado ainda existe, se existe deveria ser preservado entre os documentos históricos do colégio, porque daqui há alguns anos a história lhes fará justiça, podem anotar.

JOÃO BOSCO SANTOS
PROFº DE HISTÓRIA NOS COLÉGIOS JOÃO XXIII E LENIZA MENEZES.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa e lucidez!
    A sociedade ribeiropolitana com certeza apoiará!

    ResponderExcluir