terça-feira, 8 de junho de 2010

A ECONOMIA BRASILEIRA É A SEGUNDA QUE MAIS CRESCEU NO MUNDO EM 2010



A economia do Brasil cresceu 9% entre janeiro e março deste ano, o que mostra o bom desempenho do país frente à crise internacional. O avanço pode ser comparado com o da China, cujo PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas) subiu 11,9% no primeiro trimestre.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que divulgou os dados nesta terça-feira (8), essa é a maior variação das riquezas do país desde o início da sua série histórica, em 1995.

Para Carlos Alberto Safatle, presidente do Corecon-SP (Conselho Regional de Economia) e professor da PUC-SP, essa recuperação da economia brasileira foi puxada pelo consumo interno e pelos incentivos do governo. Esses dois fatores ajudaram a elevar o crédito, aquecer a indústria e aumentar a produção, o que gerou empregos e ampliou a renda.
- Se você considerar que estamos no meio de outra crise, que afeta a Europa, esse número é fantástico. Quando falamos em crescimento chinês é porque a China é o país que está segurando o consumo mundial, junto com a Índia, enquanto os EUA já não conseguem absorver o consumo. E o Brasil está entrando com a sua cota, é bem menor, mas em termos de crescimento, é muito bom.
A única diferença é que o crescimento chinês vem caminhando a altos níveis desde o começo da década, ignorando as crises. O Brasil, por sua vez, vem de um ciclo de retomada da produção depois de ter sentido alguns efeitos das turbulências do ano passado.
Bernardo Wjuniski, analista da consultoria econômica Tendências, afirma que esse crescimento só foi mais forte devido ao fato de o ano de 2009 ter sido fraco no cenário externo.  “É um crescimento forte, mas a questão da base é importante.  2009 foi um ano com poucos negócios com o cenário da crise internacional”.
Carro chefe
A indústria foi a grande responsável pela ampliação da produção das riquezas nacionais. Do primeiro trimestre do ano passado para cá, o setor teve um crescimento de 14,6%. Os serviços aumentaram sua produção em 5,9%, puxados pelo comércio. A agropecuária voltou a crescer (5,1%) após um ano inteiro de perdas.
Projeções de bancos e consultorias econômicas apontaram no mês passado que o Brasil poderia ter o segundo maior crescimento econômico entre os países. A Índia, que também apareceria no topo, cresceu 8,6% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2009.
O dado do IBGE também compara o crescimento do primeiro trimestre com o dos últimos três meses de 2009. O avanço foi de 2,7% - acima do que previam os analistas ouvidos pelo R7. Esse dado é importante porque serve de baliza para o avanço do país neste ano.
O Banco Central e o governo falam em uma alta de 6,6% em 2010, o que já serviria para colocar o país entre os que mais cresceram no mundo. Se repetidos durante os outros três trimestres, este crescimento de 2,7% poderia somar algo entre 10% e 12% no ano.
O economista Bernardo Wjuniski, da consultoria Tendências, afirma que isso só não deve se repetir devido ao fim dos incentivos ao consumo e à alta das taxas de juros no país. Ele diz que a indústria deve produzir menos a partir de agora para se adaptar à queda no consumo.
Países desenvolvidos
O Brasil bateu até os países desenvolvidos nestes primeiros três meses. A economia dos EUA registrou alta de 3,2% no primeiro trimestre na comparação anual. O Japão subiu 1,2% na comparação com o quarto trimestre de 2009.
Na Europa, praticamente todos os países da zona do euro, da qual fazem parte 16 nações, anunciaram que saíram da recessão nos primeiros três meses de 2010. A exceção foi a Grécia (queda de 0,8%), que está no meio de uma crise fiscal que pode abalar os resultados da região no segundo trimestre.
Dados da Eurostat (Agência de Estatísticas da União Europeia) mostram que a zona do euro, como um todo, e a União Europeia saíram da recessão, com avanço de 0,5% e de 0,3%, respectivamente, de um ano para cá.
A Alemanha, maior economia europeia, teve aumento de 0,2% em seu PIB. A Espanha cresceu 0,1%. A França também subiu 0,1% entre janeiro e março. A Itália surpreendeu os especialistas, crescendo 0,5%.
Dados da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mostram que, no ano passado, enquanto o mundo ainda tentava sair da crise, o Brasil teve o sexto melhor desempenho econômico. O recuo de 0,2% no PIB brasileiro ficou atrás só dos crescimentos econômicos de China (8,7%), Índia (5,6%), Indonésia (4,5%), Austrália (2,7%) e Coreia do Sul (alta de 0,2%).

Fonte: r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário