quinta-feira, 17 de junho de 2010

SINTESE TEM NOVO COMANDO


Tomou posse na noite desta quinta-feira, a nova diretoria do maior e mais organizado sindicato de trabalhadores do estado de Sergipe, o SINTESE. A nova direção tem no comando as professoras Ângela Melo e Lúcia Barroso, presidente e vice-presidente respectivamente, eleitas por mais de 95% dos votos válidos no processo eleitoral realizado de 24 a 28 de maio.

Professora de história das redes estadual e municipal de Aracaju, Ângela Melo é militante social com larga experiência na luta dos trabalhadores sergipanos atua desde os tempos da antiga APMESE (embrião do  SINTESE). A nova presidente foi vice-presidente da CUT-SE na gestão de Antônio Goes.
Lúcia Barroso conhecida entre os professores por Lúcia do SINTESE, é professora de geografia da Rede Estadual e até a data de hoje estava na Diretoria de Bases Municipais e é uma das responsáveis pela expansão de dezenas de bases do Sintese nos municípios sergipanos.

Desde 1992, quando teve início a primeira gestão comandada pela Profª Ana Lúcia V Menezes, que esta entidade sindical vem ganhando espaço e respeito em Sergipe e no Brasil. Hoje a entidade caminha a passos largos para chegar a 30 mil filiados, distribuídos em todos os 75 municípios sergipanos pela base estadual e abrangendo 74 bases municipais.

Como sindicato grande e organizado, o Sintese tem cinco Sub-sede localizadas nos municípios de: Itabaiana, Neópolis, N. Sra. da Glória, Lagarto e Estância, além da Central em Aracaju. Sua atuação vai das lutas das  ruas aos tribunais, do site na internet ao programa de  rádio HORA DA VERDADE, transmitido aos sábados das sete horas às nove da manhã, do jornal SINTESE INFORMA aos cursos de formação continuada para professores, quase sempre negados pelo governo do estado e pela grande maioria da prefeituras.

A cada biênio o Sintese realiza as Conferências, nos anos ímpares, e o CONGRESSO DO SINTESE, nos anos pares, para os quais são convidados profissionais das áreas de educação, economia, cultura, sociologia, mídias e várias outras áreas sociais, do Brasil e do Exterior para os cursos e palestras a serem realizados.


No Congresso do Sintese os representantes de bases, eleitos diretamente das escolas de todo estado, revisam democraticamente o estatuto da entidade e elaboram e decidem os planos de lutas para o biênio seguinte. Este evento, realizado com a presença de quase 2000 professores sergipanos de todos os municípios, é o foro máximo das decisões do SINTESE.

Vale ressaltar as atividades culturais do SINTESE como o já tradicional Forró do Sintesão, as atividades Teatrais e o Coral do Sintese, este último formado por professores aposentados.

Este é o SINTESE, entidade sindical fundada em 1977 e que desde 1992 vem ganhando a confiança e o respeito do povo sergipano. Este é o desafio de Ângela e Lúcia, liderar a maior entidade sindical dos trabalhadores sergipanos dando prosseguimento e aperfeiçoando o trabalho iniciado por Ana Lúcia V. Menezes e continuado por Iran Barbosa, Joel Almeida e Carlos Sérgio.


Texto escrito pelo Profº Paulo Sérgio de Ribeirópolis.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário