sábado, 12 de junho de 2010

21 deputados assinam carta compromisso com a Gestão Democrática nas escolas de Sergipe


Vinte e um dos vinte e dois deputados presentes a sessão da última quarta-feira dia 09 de junho na Assembleia Legislativa de Sergipe - ALESE assinaram o termo de compromisso de apreciar e aprovar, desde que haja consenso entre governo e trabalhadores, do projeto que regulamenta a Gestão Democrática nas escolas da rede estadual.

O único que não assinou no momento, pedindo um tempo para avaliar, foi o deputado estadual ANTÔNIO PASSOS (DEM). A ida do SINTESE a ALESE faz parte da campanha da pauta de reivindicação para 2010.
“A recepção dos deputados foi muito boa, com a exceção de um todos que estavam na sessão de hoje assinaram o termo, reforçando o apelo do sindicato para que o governo envie o mais rápido possível projeto para a ALESE”, comentou Joel Almeida, presidente do SINTESE.


Luta de décadas
A luta pela implantação da Gestão Democrática não é recente, há vários anos os professores da rede estadual batalham por democracia nas escolas. Em 2001 houve avanço, quando os princípios do modelo de gestão foram aprovados na Lei Complementar 61/2001 que instituiu o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério – PCRM. Desde então o SINTESE busca negociar a regulamentação da Gestão Democrática, sem obter uma ação concreta dos governos que se sucederam.

Com a posse do governador Marcelo Déda, foi aberto um diálogo mais estreito, inclusive com formação de grupo de estudo com participação do sindicato e da Secretaria de Estado da Educação para que a proposta de gestão democrática fosse formulada de forma a que se chegasse a um consenso. Isso foi conseguido em quase todo o projeto, o único ponto de divergência foi com relação ao processo de formação/eleição para diretor escolar.


Mas em setembro de 2009 o governador Marcelo Déda em entrevista concedida expressou que concordava com a formação prévia dos candidatos ao cargo de Diretor Escolar e, num segundo momento, com o processo de eleição do Gestor Escolar.


“Entendemos que a partir desta declaração do governador, não há mais divergência entre o sindicato e o governo com relação a Gestão Democrática, então está na hora do projeto chegar ao Poder Legislativo, para que até o final do ano as eleições para diretor sejam realizadas”, disse Joel.

Fonte: www.sintese-se.com.br

10 comentários:

  1. este deputado não gosta da democracia e ainda quer voltar ao poder em Ribas. Nunca mais, Ribeirópolis livre!

    ResponderExcluir
  2. Assinar por assinar já vimos este filme, inclusive, em Ribeiropolis, onde uma determinada autoridade assinou um documento na última eleição e até agora não pos em prática. É fácil assinar uma lista, um projeto, uma proposta, mas será que se o projeto chegar na Alese todos que assinaram a lista vão continuar. No mais, não pode o deputado AP pedir um tempo para análise. É período eleitoral, mas a responsabilidade deve ser sempre o norte. Se o projeto é tão viável, por que o próprio Deda não enviou este projeto para a Assembleia, já são mais de três anos de governo e de cobrança do SINTESE e até o momento o governo das mudanças não envia tal projeto, isto que é democracia, não acham?

    ResponderExcluir
  3. Jussara,

    As nossas escolas precisam,de gestores mais democraticos,eleitos pela comunidade escolar,e não indicados por políticos,afinal quem conhece o que é de melhor para a educação é quem esta dia-a dia nas escolas,como alunos,pais de alunos,professores e funcionários.Queremos conselhos escolares com a participação de todos os segmentos,com escolhas democraticas.Certamente irá melhorar e muito a educação neste Estado.

    ResponderExcluir
  4. e eu acho é pouco. kkkkkk
    a ainda tem gente que vota neste deputado. Ribeirópolis livre sempre

    ResponderExcluir
  5. Pelo que li neste texto do Sintese, Antonio Passos, está analisando. Ele não é desses que assina qualquer termo, sem saber realmente do qse trata. Não é a toa que ele está no quarto mandato. Tem responsabilidade. E sempre foi o melhor representante de Ribeirópolis na ALESE. Quem prova o contrário?

    ResponderExcluir
  6. Nós da educação estamos cheios de sonhos e promessas. Na hora "H , não sei, não vi, não escuto não enxergo e o sistema educacional do nosso município ficando cada vez mais sucateado, precisando mesmo como diz o projeto de uma gestão democratica. Ou educação da liberdade se trata dessa maneira CHEIA DE SONHOS E ILUSÕES E DECEPÇÕES. O progresso passa por longe. Chega de assinar coisas aleatórias não olhando a razão e sim a EMOÇÃO. Você concorda... então discorde !

    Em Ribeirópolis também é ASSIM !

    **** Zé ****

    ResponderExcluir
  7. É isso aí Zé, concordo com você, em gênero, número e grau. Parabéns pelo comentário. Isso mostra que é de gente como você que Ribeirópolis precisa. Cabeça aberta e que tenha linguagem própria.

    MINHA RIBEIRÓPOLIS, NOSSA EDUCAÇÃO JÁ NÃO É MAIS AQUELA QUE UM DIA FOI... Em breve Ribeirópolis RETOMARÁ o progresso. O progresso de VERDADE !

    ADTS

    ResponderExcluir
  8. Viver de sonhos e expectativas já sairam da nosa mente. Afinal o que veio fazer o governo das mudanças para a educação ? Até agora nada. Não mudou projetos, somente copiou! Continua aí apradrinhando os deles >Não olhando apar escola pública>Eu vou só citar uma das evidências.Por que gestores que são comissionados para dedicação exclusiva da educ~ção continua co outros vínculos? Não era para punir? Por que em Ribeirópolis o Sintese não atua? È proteçõa? Ou de mudanças não existe nada ! Continua no blá, blá e dedicação para escopla pública é balela.

    ResponderExcluir
  9. Agora eu faço essa pergunta que não quer calar a boca de muitos professores;Por que só agora o Exmº Governador vem se inteirar do projeto de gestão?Afinal foi promessa de campanha ! E somente após 3 ano e meio ele resolve.E bom pensar muito sobre essa ação , afinal esse é um ano eleitoral...ele precisa se reeleger! Mesmo nós profissionais da educação cientes do cáus que se encontra as escolas. E em especial da nossa cidade.Faltam professores de diversas disciplinas, falta funcionários de equilpe e apoio, sem contra com o descaso de gestores que possam às escolas ,em seus gabinetes e tcbhau.Por que não houve uma política de educação planejada e executada já que educação é prioridade.È assim que querem escola púiblica de qualidade? `E esse modelo de política educacional que até agora só temos projetos copiados da outra administração somente mudou o nome .São essas mudanças que o governo trouxe para nosso estado ?Por isso que não vale apenas assinar, tem que participar e cumprhir.

    ResponderExcluir
  10. observando e lendo o que o anônimo fala o relato sobre esses gestores de dedicaçãoi excluviva e de exclusividade naõ vejo nada .Achei muito iumortante.Visto que a lei existe para todos e até agora o SINTESE não fez nada !!Nem tão pouco a lei foi cumprida em Ribeirópolis.Me chamou atenção que a Gestora da Escola Josué Passos Esdtadual é comissionária com dedicação exclusiva e divide seu tempo de correr atra´s dos projetos da escola pela qual ela deviiiiiiiiia se preocupar se divide com horas aulas em outra escola da cidade e por sinal chegando muito e muito atrassada.E` esse o modelo dos gestores do governo da mudança! E o nosso respeitado SINTESE vai ficar de braços cruzados? cala boca............. Cadê ação
    Josefa

    ResponderExcluir