quinta-feira, 25 de março de 2010

FIM DA GREVE DOS PROFESSORES DE RIBEIRÓPOLIS


O primeiro dia de greve dos professores de Ribeirópolis começou com a ocupação da Prefeitura Municipal por parte dos educadores.  Dos 167 professores pararam 163. Ainda na manhã de hoje, de Brasília, o Deputado Federal Professor Iran Barbosa (PT-SE) telefonou para prefeita Uíta Barreto, solicitando à administradora que recebesse os professores de Ribeirópolis a fim de resolver o impasse. Minutos depois a prefeita informou ao Deputado que receberia os professores as 15h00min na prefeitura. Imediatamente o Parlamentar Federal comunicou à Comissão do Sintese em Ribeirópolis que reunião já estava marcada.
A partir das 15h00min, com os docentes enfrente da prefeitura, chegou a Deputada Estadual Professora Ana Lúcia (PT-SE) para participar da reunião com a Comissão do Sintese representando os professores diante do governo municipal. Durante a reunião a administração disse que não alteraria o projeto inicial, pois não teria como pagar. A Deputada Ana Lúcia apontou que nos estudos que vem fazendo sobre a educação em Sergipe, os dados mostram que existe uma parcela considerável da sociedade sergipana fora da escola e que Ribeirópolis não foge desta realidade, sugerindo em seguida, que o governo municipal proponha uma política de crescimento de matrícula em Ribeirópolis, sobretudo na educação infantil, jovens e adultos, para expandir a educação e melhorar a receita do município. 

Após a resistência da prefeitura em não alterar o projeto inicial, sobretudo na regência de classe, e insistência dos representantes dos professores, a administração se comprometeu em se reunir com a Comissão do Sintese nos próximos 60 dias para verificar o crescimento da receita e voltar a discutir a regência de classe e os níveis de escalonamento, bem como pagar o retroativo do piso referente aos meses  de janeiro e fevereiro.
Logo depois da reunião com a administração municipal a Comissão do Sintese chamou os professores que estavam em frente da prefeitura e realizou-se, pela primeira vez, uma assembléia da categoria dentro do prédio do Poder Municipal. Os representantes do Sintese expuseram aos docentes os detalhes da reunião e o comprometimento do governo Uíta em voltar em se reunir nos próximos 60 dias. Depois da exposição dos líderes do Sintese, os professores decidiram voltar à aulas a partir de amanhã e encerrar a greve.
Imediatamente a administração municipal procurou o líder do governo na Câmara de Vereadores e solicitou que o mesmo propusesse alterações no projeto inicial.
Para os professores da Rede Municipal de Ribeirópolis, a luta pela valorização dos profissionais do magistério só está começando.

SINTESE
Somos Muito, Somos Fortes!

Um comentário:

  1. Companheiros fiquemos sempre atentos pois em 60 dias tudo é possivel...e ao anônimo se revele...qual o medo em assinar seu pensamento?
    A luta nunca para!

    ResponderExcluir