quinta-feira, 1 de abril de 2010

GAROTO DE RIBEIRÓPOLIS VENCE CONCURSO NACIONAL DE REDAÇÃO PARA HEMOFÍLICOS


O pequeno José Aparecido Vieira vai comemorar o aniversário de 10 anos de uma forma diferente. Morador do povoado Fazendinha, em Ribeirópolis, distante 75 km de Aracaju, o garoto foi o vencedor da categoria B do Concurso de Redação para Pessoas com Hemofilia, promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Federação Brasileira de Hemofilia e a Universidade Federal de Minas Gerais.
Na redação de 10 linhas e escrita à mão, José Aparecido explorou o tema "A paz no mundo começa em mim...". No texto, colocou que "o mundo tem dois lados, o ruim e o bom, por isso existe Deus... O mundo pede paz, mas o lado ruim não dá..." e encerrou dizendo que a "... esperança é a última que morre".
Diagnosticado com hemofilia do tipo A, há três anos José Aparecido é assistido pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), onde recebe o fator VIII. No dia 30 deste mês, ele completa 10 anos de idade e viaja junto com a mãe, Maria de Lourdes dos Santos Vieira, no dia 14 de abril para Brasília, onde receberá a premiação. A solenidade de entrega acontecerá no dia seguinte.
De acordo com o superintendente do Hemose, Gustavo Filho, o hemocentro cuidará do transporte de José Aparecido e da mãe, do povoado onde residem até o aeroporto e também no retorno de Brasília, previsto para o dia 16.
O garoto José Aparecido Vieira, segundo a Professora Edynelza Oliveira, é aluno da escola pública de Ribeirópolis, o que demonstra o trabalho valoroso dos educadores do povoado Fazendinha (Ribeirópolis).
Concurso
Realizado pelo terceiro ano consecutivo, o concurso visa comemorar o Dia Mundial da Hemofilia, celebrado em 17 de abril. As primeiras 12 redações selecionadas serão utilizadas para ilustrar a agenda 2011 do concurso. O evento tem ainda como objetivos a valorização das pessoas com hemofilia, o incentivo à capacidade criativa e a interação dos pacientes com os centros onde são tratados. 

Fontes:  Ribeirópolis.net  e Professora Edynelza Oliveira (Educadora em Ribeirópolis).
 

2 comentários:

  1. Parabéns a José Aparecido e a você, companheiro, pela divulgação desta vitória que é conjunta: deste pequeno guerreiro e do corpo docente sergipano. Mesmo com todas as dificuldades que a elite nos impõe, o resultado ainda assim aparece. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. MEU CARO COMPANHEIRO, LUTADOR DO RIO DE JANEIRO, ESTE GAROTO SEMPRE FOI ALUNO DA REDE PÚBLICA DE RIBEIRÓPOLIS. INFELIZMENTE QUANDO OS RESULTADOS POSITIVOS APARECEM NOSSOS GOVERNANTES, ESTRATEGICAMENTE, ESCONDEM A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES NESTE PROCESSO. AINDA BEM QUE ESTAMOS EM CONSTANTE LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, PARA QUE O POVO DEIXE DE SER ENGANADO POR ESTA MÍDIA CONSERVADORA. VIVA OS BLOGS, VIVA A EDUCAÇÃO PÚBLICA!!!!

    PROFº PAULO SÉRGIO.

    ResponderExcluir